Notícias do UCA pelo Brasil

Escolas estaduais começam a receber os computadores do Prouca
Proporcionar um laptop para cada estudante da rede pública. Esse é o objetivo do Programa Um Computador por Aluno (Prouca), desenvolvido pelo Ministério da Educação. No Piauí, 2.500 aparelhos já foram adquiridos, os quais já estão sendo repassados para as escolas. No total serão beneficiadas nove escolas públicas no Estado, das quais, cinco são da rede pública estadual e as demais da rede municipal de educação.
Segundo Alzira Lopes, coordenadora de Tecnologia Educacional, da Secretaria da Educação e Cultura (Seduc), as escolas localizadas em Nazária e União já estão de posse dos laptops. Contudo, o uso dos computadores por parte dos alunos só será efetivada com a chegada dos armários, onde serão armazenados os equipamentos e as suas baterias carregadas. Saiba mais ... 

__________________
Projeto de inclusão digital usa computadores como ferramenta do aprendizado
Com as crianças e adolescentes cada vez mais antenados em tecnologia, o uso do computador em sala de aula acaba facilitando o aprendizado. Pensando nisso, a maioria das escolas privadas já faz o uso do equipamento e por enquanto essa ainda é uma realidade distante para a rede pública de ensino. Mas, no município de Ipanguaçu, região oeste do estado, uma escola pública está contribuindo para incluir os alunos na era digital.  Saiba mais ...
__________________
Tecnologia e as novas formas de aprendizado
A tecnologia entrou na  Educação e ambas ganham cada vez mais valor no Brasil, tendo em vista a necessidade de o país dar formação de qualidade às novas gerações. Há muitas  carências a cuidar para atingir esse propósito, mas é certo que, quanto mais  recursos tecnológicos estiver em disponíveis para os aprendizes e seus mestres,  fora e dentro das escolas, maior será a oferta de conexões para aprender, isto é, aumenta a possibilidade de professores e alunos usarem os recursos em atividades educacionais formais ou em oportunidades diversas de  aprendizado.

A oferta de aplicativos educacionais para equipamentos  móveis, como o celular, incrementa ainda mais o caminho de aproximar Educação e tecnologia pela melhoria do aprendizado. O governo federal tem feito esforço nessa aproximação. O projeto Um Computador por Aluno (UCA), por exemplo, envolve o fornecimento de laptops educacionais a escolas públicas, mais infraestrutura de acesso à internet e capacitação no uso da tecnologia. Saiba mais ...

__________________
Alunos de Quixadá recebem laptops

Adolescentes da zona rural de Quixadá não têm apenas lápis, canetas, borrachas, livros e cadernos sobre suas carteiras. Desde a última terça-feira, eles passaram a utilizar também computadores portáteis, laptops, na sala de aula. São alunos da Escola José Martins Rodrigues. A unidade de ensino da rede estadual é uma das primeiras contempladas com o programa piloto do Governo Federal "Um Computador por Aluno" (Prouca). O lançamento oficial aconteceu na escola sede integrada por mais três polo educacionais. Preliminarmente 184 alunos da escola sede passam a utilizar o novo acessório tecnológico nas aulas. Em seguida o acesso à rede mundial de computadores (web) será estendido às comunidades de Custódio, Sabonete e Riacho Verde, onde estudam as outras turmas do ensino médio. Mais 209 alunos serão beneficiados. Eles aguardam a implantação da conexão virtual do projeto coordenado pelo Instituto UFC Virtual. Enquanto o sinal não chega, se deslocam à escola sede para aproveitarem o novo incremento didático. Saiba mais ...
__________________

Tecnologia em sala de aula: aliada ou inimiga?
Escolas públicas e privadas ainda “engatinham” no uso de tecnologia como ferramenta do ensino


Wesley Rodrigues
colégio dom silvério
No Colégio Marista Dom Silvério, uma lousa digital é usada na alfabetização de crianças

As escolas privadas e públicas ainda não sabem como fazer uso pedagógico das novas tecnologias, como notebook, netbook, smartphone e ipad. Enquanto algumas se limitam a proibir a entrada dos equipamentos, outras estão em processo de regulamentação. Mas em todas é unanimidade que as novas tecnologias precisam ser incorporadas ao cotidiano escolar e que esse processo precisa avançar.


No Colégio Batista, da rede particular de ensino, foi criado um Comitê de Tecnologia que irá definir sobre a utilização ou não de equipamentos em sala de aula. Um grupo de seis alunos já utilizam ipads, todos dos próprios estudantes, em um processo definido pelo professor Levi Madureira, coordenador do Comitê, como experimental. “Como as editoras ainda não disponibilizam a versão on line dos livros, o uso é como um computador”, explica.


A maior preocupação do Comitê de Tecnologia é que o uso de equipamentos em sala de aula, ao contrário de contribuir no aprendizado, se transforme em objeto de desvio da atenção. O comitê, com base na experiência dos alunos que utilizam ipads, irá regulamentar como será o uso por todos os alunos da instituição. Hoje, durante a aula, os estudantes também não podem acessar a internet e redes sociais, por exemplo.


No Colégio Marista Dom Silvério, a regulamentação dos equipamentos eletrônicos em sala também está em processo de discussão. De acordo com a pedagoga e mestre em Educação Jaqueline Ramalho, o primeiro passo tem sido a qualificação profissional dos professores, para a definição do que poderá ou não ser incorporado ao processo pedagógico.


“Enfrentamos um tempo novo, que exige cuidados. Incentivamos os recursos midiáticos desde a alfabetização. Mas ainda é preciso definir como incorporar os equipamentos ao processo de aprendizado. Entre os estudantes mais novos, por exemplo, temos o dia do brinquedo. Hoje, os que entram na escola são muito diferentes dos de anos atrás. Muitos alunos levam para a escola mini-DVDs para assistir filmes”, diz.


Tanto no Batista quanto no Marista, os alunos têm acesso a recursos de informática, como salas com lousas eletrônicas e laboratórios de informática. Mas a utilização de notebooks e netbooks, por exemplo, ainda não está autorizada.


Além da falta de preparação dos professores, as escolas ainda enfrentam a falta de planejamento pedagógico para trabalhar com as novas tecnologias. Assim, muitas vezes, a utilização fica aquém do que o estudante tem acesso em casa.



“Hoje, só pode entrar em sala de aula o equipamento que o professor domina. É um controle para evitar o uso inadequado dentro do ambiente escolar”, afirma a pedagoga do Dom Silvério.


Projetos em escolas públicas ainda são embrionários


Na rede pública de ensino, as escolas municipais estão na frente no quesito utilização da tecnologia e da internet em sala de aula. Em duas unidades, a Padre Guilherme Peters, no Bairro São Lucas, Região Centro-Sul, e a Levindo Lopes, no Alto Paraíso, Região Leste, os alunos integram o programa “Um Computador por Aluno”, do Governo federal, e possuem netbooks.


Outras três unidades utilizam laboratórios móveis de informática, onde os alunos recebem aula fora de sala, por meio de redes abertas (wireless). Entre as escolas da rede estadual de ensino, o acesso às novas tecnologias está restrito aos laboratórios de informática. Só que um convênio assinado com a Google cria a possibilidade de expansão para notebooks e netbooks. “Ainda precisamos desenvolver um plano de aula para os recursos móveis”, explica Hudson de Oliveira, superintendente de Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado da Educação.


O primeiro passo na rede pública estadual será a qualificação dos professores, onde já são enfrentadas algumas dificuldades. “Há profissionais resistentes à utilização de equipamentos eletrônicos em sala de aula, mas isso já está em escala muito menor do que no passado”, afirma Oliveira.



A rede pública estadual conta com 47 Núcleos Regionais de Tecnologia para discutir e regulamentar a utilização dos recursos eletrônicos. “Sabemos que precisamos avançar. O aluno cresce em meio a um mundo de tecnologia fora da escola e precisamos integrar isso ao processo pedagógico de forma que exista contribuição para o aprendizado”, diz o superintendente.


A gerente de Planejamento e Informação da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, Corina Giovanini, também reconhece a necessidade de avanços. Das 188 unidades, fora as duas que integram o programa “Um Computador por Aluno” e as três com laboratórios móveis de informática, outras 26 contam com dois laboratórios fixos. As 157 escolas restantes possuem apenas um laboratório, que é dividido por todos os estudantes.


“Na rede pública municipal a discussão sobre a utilização de smartphones ou de ipads ainda é embrionária, porque não existe uma demanda por parte dos alunos. Mas, com certeza, é uma questão que precisará ser regulamentada”, afirma Corina.


A orientação para a rede municipal é não vetar a entrada os equipamentos eletrônicos, mas a utilização ou não destes tem que ser definida pelos professores. “É um risco grande deixar que o acesso à internet, por exemplo, acabe por prejudicar o estudante. Como ainda não existe uma regulamentação clara, quem define é o professor”, diz.

Estados e municípios podem financiar computadores portáteis para alunos de escolas públicas
Correio Braziliense, 18/04/2011 - Brasília DF
Agência Brasil   A Caixa Econômica Federal está oferecendo uma linha de financiamento para que estados e municípios comprem computadores portáteis queserão usados por estudantes de escolas públicas de todo o país. São equipamentos com conteúdos pedagógicos, que auxiliam o  processo de ensino e aprendizagem dos alunos matriculados na educação básica. O crédito faz parte do Programa Um Computador por Aluno (Prouca), uma iniciativa da Presidência da República, comcoordenação do Ministério da Educação. O programa objetiva a inclusão  digital,destinando laptops aos estudantes das escolas públicas de todo o país. O Poucaconta com recursos de R$ 100 milhões e os interessados no financiamento podem  obter informações sobre o programa no site.
______________________________________________
Entrevista com Paulo Gileno Cysneiros, da UFPE e do GT do Projeto UCA



______________________________________________

Secretária de Educação de Ipanguaçu participará do lançamento oficial do projeto UCA

Hoje, 29, o Projeto Um Computador por Aluno (UCA) estará sendo lançado oficialmente no estado do Rio Grande do Norte no auditório do SEDIS na UFRN, em Natal. Leia mais
______________________________________________


Ceará no III Workshop UCA - Salvador Data: 29/11/2010Nos dias 26 e 27 de novembro aconteceu o III Workshop de Disseminação do Projeto “Preparando para Expansão: lições da experiência piloto brasileira na modalidade Um Computador por Aluno (UCA)” Leia mais
______________________________________________


Estudantes da Heitor Soares Ribeiro vivem dia histórico 
Data: 27/10/2010, http://projetoucacangucu.blogspot.com/

Entrega dos 383 laptops insere alunos da zona rural em ambiente virtual e mudará paradigmas de aprendizagem Ontem, à tarde, na Florida, 2º distrito de Canguçu, aconteceu a solenidade de entrega simbólica dos 383 laptops aos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Soares Ribeiro. Leia mais

______________________________________________


Falta armário para aluno guardar o computador
Data: 13/10/2010, JORNAL DO COMMERCIO - PE

A necessidade de treinamento e adaptação pode ser sentida em Caetés, no Agreste, onde no final de julho o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em sua terra natal, lançou o programa Um Computador por Aluno (UCA). Apesar de ser um projeto essencial, faltou dizer onde os alunos vão guardar seus computadores na escola. Nas escolas faltam até armários. Leia mais

______________________________________________

Lições da primeira fase


Avaliações do pré-piloto do programa UCA mostram as dificuldades e os ganhos da aprendizagem com uso de laptops educacionais. Leia mais.






_____________________________________

Programa do governo federal leva laptops para as escolas do Paraná



Pelo menos 5.107 laptops estão sendo entregues pelo Ministério da Educação (MEC) para 13 escolas municipais e estaduais no Paraná. As escolas estão recebendo os computadores por meio do projeto piloto Um Computador por Aluno (UCA). Leia mais
_______________________________________

UCA no Distrito Federal


_______________________________________
Projeto garante um computador por aluno na rede estadual do Rio Grande do Norte

No estado, cinco escolas da rede estadual já receberam o equipamento que posteriormente serão entregues aos alunos. Leia mais

Fonte: Jornal do Rio Grande do Norte, 15/09/2010


DF: projeto "Um Computador por Aluno" será lançado nesta quinta
Em parceria entre a Presidência da República, o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF), o projeto "Um Computador por Aluno (UCA)" será lançado nesta quinta-feira, 16 de setembro, para estudantes e professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. A solenidade será na Escola Classe 102 do Recanto das Emas, às 9h.

Além de laptops, são oferecidos pelo governo federal: estrutura da rede de computadores sem fio, conexão à banda larga, um computador servidor e capacitação para os professores (40 horas presenciais e 150 à distância).

O projeto UCA está em fase piloto. Entre os objetivos está auxiliar na promoção da inclusão digital, a partir da aquisição e da distribuição de laptops nas escolas públicas. Nesta etapa, são atendidas cinco escolas estaduais e cinco municipais em cada unidade federativa. Ao todo, estão sendo distribuídos 150 mil laptops para 300 instituições públicas de ensino. Por meio de um grupo de pesquisadores, o MEC irá acompanhar o desenvolvimento do projeto durante os próximos anos.

No Distrito Federal, estão sendo beneficiados 120 professores e 2.880 estudantes de seis escolas - uma a mais, tendo em vista que o DF teve uma instituição participando da fase pré-piloto do projeto. Além da EC 102 do Recanto das Emas, o UCA atende: CEF Pipiripau II (Planaltina), EC 10 (Ceilândia), EC 01 (Guará), EC 10 (Sobradinho), CEF 01 do Planalto (Plano Piloto).

A solenidade de lançamento deverá contar com a presença o secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky, o assessor especial da Presidência da República e coordenador do UCA, César Alvarez, o governador Rogério Rosso e o secretário de Educação, Marcelo Aguiar.


Fonte: Portal Terra, 16/10/10
_______________________________________

Lamentavel. Furto de laptops do UCA na Paraíba
A Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Campina Grande já solicitou o empenho da Superintendência de Polícia Civil de Campina Grande para solucionar o arrombamento e o furto de mais de 200 netbooks da Escola Municipal CEAI Elpídio de Almeida, do bairro da Ramadinha, ocorrido na madrugada de domingo. Os computadores foram repassados à escola por meio do Programa do Ministério da Educação Um Computador por Aluno (UCA).  Saiba mais...
___________________________________
OPINIÃO: Um computador por aluno é uma boa iniciativa em SE

Texto: José de Oliveira Júnior (É economista e secretário-chefe de Estado da Casa Civil do Governo de Sergipe)


Um dos mais interessantes projetos que o governo implanta e acompanha com muita atenção atualmente é o chamado UCA, Um Computador por Aluno, que se desenvolverá inicialmente em seis municípios sergipanos. O principal deles é Barra dos Coqueiros, único dessa primeira etapa onde o projeto será desenvolvido para todos os alunos da rede pública de ensino. Lá são quatro mil computadores tipo laptop e as cidades de Aracaju, através do Colégio de Aplicação da UFS, Nossa Senhora da Glória, Laranjeiras, Japaratuba, São Cristóvão e Carira terão cada uma quinhentos computadores. Leia mais
_______________________________________

Compreendendo o Programa Um Computador por Aluno

Então o Programa Um Computador por Aluno foi lançado...

Tal fato ocorreu em 26 de julho por meio de dois decretos presidenciais que regulamentam a Lei 12.249, de 11/07, aprovada pelo Congresso Nacional a partir de uma Medida Provisória do Executivo. A Lei aprovada é uma miscelânea de projetos, também versando sobre Pré-Sal, indústria Aeronáutica, "Minha Casa, Minha Vida", etc, etc, etc...
Apesar dessa mistureba já tradicional na estratégia para o trâmite no legislativo, o projeto que cria o ProUCA (Programa Um Computador por Aluno) e o RECOMPE (Regime Especial de Aquisição de Computadores para Uso Educacional) é bem elaborado e objetivo. Trata-se simplesmente do modelo final para universalização dos laptops educacionais nas escolas públicas e filantrópicas brasileiras.  Saiba mais...
___________________________________

Professores da Heitor Soares Ribeiro receberão capacitação para uso de tecnologia digital (18/08/10)

Escola Municipal da Florida foi contemplada com 383 computadores portáteis e será a primeira do município e região a beneficiar-se da nova metodologia pedagógica.


A E.M.E.F. Heitor Soares Ribeiro, localizada na Florida, em Canguçu, selecionada pelo Programa Um Computador por Aluno – UCA, foi a única contemplada na região com os computadores portáteis e uma das 85 escolas beneficiadas na primeira fase de distribuição das máquinas no Brasil. A ação deve-se ao Programa Um Computador por Aluno (UCA), do Ministério da Educação junto à Prefeitura de Canguçu. Leia mais
___________________________________

Programa UCA chega a escola de Simão Dias

Serão distribuídos 442 computadores portáteis (laptops) para alunos e professores da instituição de ensino. Leia mais
___________________________________
Em Roraima, cada aluno de cinco escolas vai receber laptop

Cerca de 2.500 alunos da rede pública de ensino participam do projeto piloto “Um Computador por Aluno (UCA)”, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) em Roraima. Além do uso como ferramenta pedagógica, o laptop vai proporcionar a inclusão social e digital aos alunos do ensino fundamental de cinco escolas de Alto Alegre, Boa Vista, Mucajaí, Pacaraima e Rorainópolis. Cada aluno terá um computador personalizado. Leia mais

___________________________________
Alunos e professores de Caetés (PE) comemoram chegada de computadores

O município de Caetés (interior de Pernambuco), onde nasceu Lula há quase 65 anos, está em festa -- e não apenas pela visita do presidente amanhã (23/7). A cidade de 26 mil habitantes, onde as linhas telefônicas não funcionam muito bem, receberá seus primeiros computadores portáteis do programa Um Computador por Aluno (UCA), o que vem sendo comemorado por estudantes e professores. São 4.458 laptops que serão entregues a quatro escolas de Caetés -- três municipais e uma estadual, onde o presidente Lula participará de cerimônia.  Saiba mais...
___________________________________

Lula lança o UCA em Caetés, PE, sua terra natal


___________________________________
UCA Caçador será beneficiado com 444 novos computadores

Depois de inaugurar a sua primeira escola digital com recursos próprios, sendo uma das primeiras cidades em Santa Catarina, Caçador novamente sai na frente quando o assunto é tecnologia nas escolas. Isso porque o município será um dos beneficiados do programa federal Um Computador por Aluno (UCA), que resultará em 444 novos computadores para os alunos da rede municipal. A aquisição beneficiará todos os estudantes da Escola Esperança, no Bairro Martello, os quais terão mais esta ferramenta como facilitador no processo de aprendizagem. Leia mais

Escola Caldas Júnior recebe 500 laptops para aulas


Na semana que vem, os alunos da escola Municipal Caldas Júnior voltarão ansiosos às aulas do segundo semestre. A escola foi selecionada para fazer parte do projeto UCA, Um Computador por Aluno, do Ministério da Educação, e recebeu 500 laptops para serem utilizados em sala de aula. Leia mais
___________________________________
Computadores do Projeto UCA chegam à região norte de MT


A Escola Municipal Selvino Damian Preve de Santa Carmem MT, inscrita no Projeto UCA - Um Computador por Aluno/MEC, recebeu  791 laptops para serem utilizados por professores e alunos. De acordo com a Diretora Marinês, todos estão ansiosos e apreensivos quanto ao início da utilização, que só será possível após uma capacitação. O Classmate PC (um notebook de baixo custo e destinados a estudantes), utiliza o sitema operacional Metasys baseado em Linux e já traz na sua instalação alguns programas educacionais e ferramentas de comunicação e interação. (http://tecmt.blogspot.com/)
___________________________________
Edital de laptops educacionais deve sair em duas semanas

O Programa Um Computador Por Aluno (Prouca), que prevê a inclusão digital por meio da distribuição de laptops educacionais para os estudantes das escolas públicas, foi lançado oficialmente nesta sexta-feira, 23. Na solenidade realizada em Caetés (PE), o presidente Lula assinou dois decretos regulamentando a Lei 12.249, de 14 de junho deste ano. Um cria o Prouca e outro outro institui o Regime Especial de Aquisição de Computadores para Uso Educacional (Recompe), que prevê a isenção de impostos, como IPI, PIS/Pasep e Cofins, para a fabricação dos laptops educacionais por parte da empresa vencedora da nova licitação. Saiba mais ....
___________________________________
Programa Um Computador por Aluno provocou "revolução no país", diz Lula

A decisão do governo de diminuir o preço do computador provocou uma revolução no país, disse nesta sexta-feira (23) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no município pernambucano de Caetés, onde nasceu. Com os computadores, destacou Lula durante o lançamento nacional do Programa Um Computador por Aluno(Prouca), as crianças têm mais condições de aprendizagem. Saiba mais ....

___________________________________


Programa que leva computador às escolas terá R$ 660 milhões. Leia mais
___________________________________


Com 2 decretos, Lula lança programa Um Computador por Aluno

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta sexta-feira, 23/7, em Caetés (PE), o Programa Um Computador por Aluno (Prouca), que prevê financiamento de 600 milhões de reais do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e incentivos fiscais para que Estados e municípios possam comprar notebooks a preços mais baixos para uso nas escolas.  Saiba mais ....
___________________________________

Lula lança o Prouca em Caetés
Contando com a presença do Ministro da Educação, Fernando Haddad, entre outras autoridades, o presidente Lula fez doação simbólica de laptops a alunos da rede municipal da cidade de Caetés, fruto do Programa Um Computador por Aluno (Prouca), no fim da tarde desta sexta-feira (23).
Saiba mais....




___________________________________

Blogs e sites dos estados brasileiros e de outros países sobre seus projetos de distribuição de computadores para alunos e inclusão digital.


Projeto UCA em Piraí
Projeto UCA no DF
Sala de Leitura - RNP
UCA Paraná
UCA - Um Computador por Aluno - Brasil
Um Computador por Aluno - Ceará
___________________________________
Nelson Pretto: faltam meios de divulgar produção acadêmica do Brasil


Em artigo para a Terra Magazine, editada por Bob Fernandes, o professor Nelson Pretto, da UFBA,  fala sobre a a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (4ª CNCTI) e destaca a importância de se "pensar na necessidade de intensas articulações interministeriais, com evidentes interfaces da Ciência e Tecnologia com ações de outros Ministérios, a exemplo do Plano Nacional de Banda Larga, do Programa Nacional do Livro Didático e Plano Nacional do Livro e da Leitura, dos programas de informatização das escolas do ensino básico (Proinfo) e do projeto Um Computador por Aluno (UCA), só para citar alguns exemplos." Leia mais


___________________________________
UCA Sergipe


O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, apresentou na manhã do último dia 24, no auditório do CIC, o programa UCA Total (Um Computador Por Aluno). O encontro foi com os professores das escolas estaduais da Barra dos Coqueiros, que será o primeiro município sergipano contemplado pelo programa. De acordo com o professor Lima, as escolas já estão sendo equipadas para que possam receber os quatro mil notebooks destinados a Sergipe. Outra etapa será a instalação de antenas nas residências dos alunos para que eles possam ter acesso à internet. Leia mais
___________________________________

UCA Santa Cecília do Pavão


O projeto teve início com a realização de experimentos em cinco escolas do país e no dia 05/05, o município de Santa Cecília do Pavão, pertecente ao Núcleo Regional da Educação de Cornélio Procópio, oficializou a chegada dos laptops, anunciando as futuras ações quanto a implementação e execução do projeto. Leia mais